CTG Taquaruçu

Quem Somos

"A essência do nativismo é o chimarrão da esperança”.

Com este lema, o CTG Taquaruçu de Constantina há 48 anos espalha por onde passa, mas especialmente em nosso município, a arte e a cultura do tradicionalismo gaúcho, fazendo jus ao lema escolhido, pois assim como o chimarrão que após ser preparado é cevado por várias pessoas e passa de mão em mão, o tradicionalismo também passa de geração para geração.

            Algumas atividades tradicionalistas vinham sendo executadas em Constantina há mais tempo, mas foi em 20 de setembro de 1969, que definitivamente, o Movimento Tradicionalista de Constantina teve início, quando o CTG Taquaruçu teve sua fundação, nome dado em homenagem ao primeiro nome de nosso município. O ato de fundação deu-se na oficina mecânica pertencente ao sr. Orlando Giacomini, local onde hoje está localizada a Menegazzo Comércio de máquinas.

            Vamos lembrar alguns fundadores desta nossa entidade, os quais também se encarregaram de entre eles distribuírem as funções na 1ª patronagem do CTG . São eles: Senhores Anastácio Magro, Avelino Menegazzo, Delmar Araújo, Elzeário Fachim, Erich Brandner, Hermeto Antônio De Araújo e Silva, José Antônio de Oliveira Valle, José Elmut Bhon, Julio Schimits, leovaldo Gomes de Moraes, Manoel Assis de Oliveira, Valter Três, Vital Martini e Zemiro Paludo. O escolhido como patrão foi o sr. Elzeário Fachim.

O Centro de Tradições Gaúchas Taquaruçu tem uma história muito importante e significativa para seus sócios e comunidade. Queremos dizer aos fundadores que aqui se fazem presentes e aos que ajudaram e ajudam na continuidade deste sonho, que esperamos não se acabe tão logo, que hoje temos 200 sócios, cinco invernadas artísticas num total de 120 crianças e jovens que praticam a dança, e levam o nome de nosso CTG há outros municípios em eventos como Encontros de invernadas, rodeios, ENART, eventos beneficentes, espetáculos, dentre outros. É a entidade que mais agrega crianças e jovens em nosso município.

O Departamento campeiro está fazendo sua parte, aprimorando cada vez mais a prática destas atividades e também representando com grande potencial o nosso CTG onde participa. Tem sede própria que está sendo adequada às práticas campeiras.

É muito bom ver a alegria de nossos sócios quando juntamente com outras pessoas de nossa comunidade se juntam para jogar bochas, baralho, conversar e muitas vezes, destas conversas, surgem ideias e sugestões para a melhoria de nossa entidade.

Anualmente, há alguns anos o departamento cultural realiza o Entrevero Cultural de prendas e peões onde estes por um ano representam a entidade em eventos locais, regionais e estaduais e também perante a 7ª RT com sede em Passo Fundo, da qual participamos. Na gestão 2016/2017 o peão Angelo Guaresi representou nossa entidade na fase regional como 2º peão farroupilha da 7ª RT. Este ano estão fazendo parte da gestão da 7ª RT, representando nossa Entidade João Carlos Potrich como 3º Piá Farroupilha e Caroline Tenedini, 3ª Prenda Juvenil. Orgulho de todos nós constantinenses.

Nosso CTG com o intuito de valorizar e aproximar cada vez mais seus associados, familiares e comunidade promove diversos eventos como jantares festivos e de integração, fandangos, atividades culturais e artísticas dentre outras. . Também participam ativamente de eventos locais e regionais, desfiles e eventos cívicos, eventos festivos, campanhas de solidariedade e de integração com outras entidades.

A Semana Farroupilha, realizada anualmente na Praça Getúlio Vargas de nossa cidade, também é destaque local e regional e envolve não só os tradicionalistas, mas toda a comunidade. As atividades são diversificadas e em parceria com o poder público e entidades.

O CTG Taquaruçu precisou de muitas pessoas generosas, homens e mulheres corajosos e determinados, mãos habilidosas e de mentes pensantes para chegar a ser o que é hoje. A história de nosso CTG foi e está sendo construída em cada ação que cada um de seus sócios e familiares realiza e por isso nesta data queremos reconhecer o trabalho de todos os que ajudaram na realização de um sonho tido por um grupo de tradicionalistas. Obrigado a todos os sócios desta entidade. Sem vocês não seríamos nada!

Aproveitamos este evento para prestar uma homenagem e parabenizar todos os tradicionalistas patrões pela coragem, empenho e dedicação que juntamente com o capataz e patronagem  conduziram e conduzem nossa entidade.

Uma forte salva de palmas a todos os tradicionalistas de nossa Entidade, familiares, amigos e comunidade.

Pedimos que quando chamarmos os patrões os mesmos se dirijam até o centro do tablado e as pessoas presentes neste evento que fizeram parte desta patronagem levantem-se de pé para que também possam se sentir homenageados. O trabalho de vocês merece ser reconhecido. Obrigado e parabéns!

1ª Gestão (1969 a 1970):

Patrão: Senhor Elzeário Fachim (in memorian) e esposa dona Graciosa

Capataz: Senhor Anastácio Magro e esposa Neurides.

2ª Gestão (1981 a 1982)

Patrão: Senhor José Antonio De Oliveira Valle e esposa Lucila (hoje in memorian)

Capataz: Senhor Pedro Argemiro Cazarotto e esposa Zélia (in memorian)

3ª Gestão (1983 a 1984)

Patrão: Senhor Alci Luiz Giacomini e esposa Ivete

Capataz: senhor Ademir Magro e esposa Ivani

4ª Gestão (1985 a 1986):

Patrão: Senhor Pedro Argemiro Cazarotto e esposa Zélia (in memorian)

 Capataz: Senhor José Antonio de Oliveira Valle e esposa Lucila (in memorian)

5ª Gestão (1987 a 1988)

Patrão: Senhor Mário João Rissotto (in memorian) e esposa Eide

Capataz: Senhor Sostenes Da Mota e esposa Valena

6ª Gestão (1989 a 1990)

Patrão: Senhor João Giacomoni e esposa Lourdes

Capataz: Senhor Valter José Três e esposa Luci

7ª Gestão (1991 a 1992):

Patrão: Senhor Pedro Argemiro Cazarotto e esposa Zélia (in memorian)

Capataz: Senhor Valter José três e esposa Luci

8ª Gestão (1993 a 1994)

Patrão: Senhor Dari Gheller e esposa Jocélia

Capataz: Senhor Leonir Gnoato e Marilene

9ª Gestão(1995 a 1996)

Patrão: Senhor Nei gay e esposa Vera

Capataz: Senhor Vanderlei Piva e esposa .........

10ª Gestão (1997 a 1998)

Patrão: Senhor João Giacomoni e esposa Lourdes

Capataz: Senhor Lírio Peron e esposa Lorena

11ª Gestão (1999 a 2001)

Patrão: Senhor João Giacomoni e esposa Lourdes

Capataz: Senhor Lirio peron e esposa Lorena

12ª Gestão (2002 a 2003)

Patrão: Senhor Justino Egidio Volpi e esposa Neli Terezinha

Capataz: Ivan carlos Mori e esposa Cleci

13ª Gestão (2004 a 2006)

Patrão: Senhor Lirio Peron e esposa Lorena

Capataz: Senhor Sergio Turra e esposa Ieda

14ª Gestão (2006 a 2008)

Patrão: Senhor Sergio Turra e esposa Ieda

Capataz: Senhor Sebastião Apolinário e esposa Ivania

15ª Gestão (2009 a 2010)

Patrão: Senhor Lirio Peron e esposa Lorena

Capataz: Senhor Hermes Roque alievi e esposa Cleci

16ª Gestão (2011 a 2012)

Patrão: Senhor Jeans Luiz De Carli e esposa Ionara

Capataz: Zaloar Brás Da Silva e esposa Ardete

17ª Gestão (2013 a 2015)

Patrão: Senhor Zaluar Bráz Da Silva e esposa Ardete

Capataz: Senhor Cesarlei Carpenedo e esposa Vera

18ª Gestão (Gestão atual)

Patroa: Senhora Cleonice Riva Potrich e esposo Ivanir

Capataz: Senhora Leila Pizzi Meneghotto e Nelci